Eles, elas e eu...

quintana. caio. clarice. pessoa. florbela. sexton. virginia. duras. t.s. eliot. bandeira. vinicius. drummond. torquato. cacaso. chacal. lya. ana c. plath. simone. anais. yourcenar. guimarães. rubem. leminski. érico. austen. fernanda. salinger. montero. carroll. wilde. kerouac. rilke. mansfield. hesse. ruiz. colasanti. ligia. lorca. neruda. bukowski. cecília. gabriel. machado. emily. allende. bishop.
eles escrevem. elas escrevem.
eu apenas rabisco...

31 de maio de 2007

@ a moça do post abaixo pediu desculpas pelo mal feito. tá, tudo bem, mas que não se repita.

@ novela das nove: o que foi aquele mala sem alça do personagem do paulinho vilhena aferindo a temperatura do vinho? juro que nunca vi isso na vida. deve ser porque só ando com mulambo e em pé sujo.

@ ontem, centro da cidade, almoço no delírio tropical. entre uma garfada e outra, um mocinho me encarando. lá pelas tantas ele se aproxima e pergunta se eu não era eu. é, sou. mas e vc? sou o fulano de tal. caraca! um molequinho de cinco anos quando o vi pela última vez, saindo do meu consultório, livre de um problema de fala. agradecimento vinte anos depois. nessas horas vejo que já fiz algo de útil por alguém nessa vida.

@ comprei um teclado novo. mini. adorando digitar nesse troço de um palmo e meio.

@ programação do final de semana: feira do livro infantil no mam e circo do beto carrero. promessa é dívida e meu bezerro caçula é excelente cobrador.

@ e a vida segue. sem graça, mas segue. nessas horas concordo plenamente com katherine mansfield quando ela diz que " a vida não pode ser apenas um hábito."

@ cortei os cabelos. tirando o porteiro, ninguém reparou. decadente total.

@ e o beiçola na grande família: saudade não traz ninguém de volta. faz sentido. merda.

@ melhor ir pra cama. com o mario. o quintana, esclarecendo. baú de espantos. minha vida total. boa noite.

30 de maio de 2007


estava eu no sossego do meu sacrossanto lar quando resolvo dar uma olhada no sitemeter.dei de cara com isso:


IP Address: 189.12.188.#
Time of Visit: May 30 2007 4:20:38 pm
Last Page View: May 30 2007 5:57:16 pm
Visit Length: 1 hour 36 minutes 38 seconds

Page Views: 33




estranhei quando vi que a mocinha em questão entrou aqui pelo orkut pois não tenho o endereço do blog por lá. cliquei no link e, surpresa, caí num perfil onde me deparei com coisas retiradas daqui coladas em seus scraps assim como o endereço dos blogs da Anucha, da Aluska e da Marcinha e de outros que desconheço. não tenho a menor idéia de quem ela é e muito menos qual sua intenção ao fazer isso. claro que deixei um scrap básico perguntando o porquê , mas até o momento não obtive resposta.

tô de olho, porque a mocinha desavisada não sabe que tudo que está escrito aqui está protegido por um negócio chamado direito autoral. pode ser a maior sandice do mundo, mas é meu, ninguém tasca, eu escrevi primeiro....

gangorra.

vc sobe, eu desço. eu subo, você desce.

não gostava desse troço nem quando eu era criança.

não vai ser agora que vou encarar a brincadeira...

29 de maio de 2007

o ruivo fala por mim:

a gente não percebe o amor
que se perde aos poucos sem virar carinho
guardar lá dentro o amor não impede
que ele empedre mesmo crendo-se infinito
tornar o amor real é expulsá-lo de você
para que ele possa ser de alguém

*

enorme o seu lugar, quase o vento
mas é dentro de mim mesmo que cabe
não há vogais a mais no silêncio
que morre se faltar a palavra
e depois falou:
- preciso mais!

*

numa mistura de loucura e lucidez
vou viajando e me perdendo em ilusão
será que esse momento é insensatez?
uma overdose em meu coração

*

eu nunca pensei
enquanto te esperava
eu sempre te esperei
mas você não chegava

28 de maio de 2007

final de semana morno. algumas coisas para fazer e pouca vontade de sair de casa. pracinha com o filho menor. sol nas pernas e o jornal do dia. 3 livros lidos em 2 noites de edredom e chocolate quente. cappuccino e as pontes de madison e orgulho e preconceito no dvd. litros de lágrimas nos baldes. as mesmas disputas entre meus filhos pelo ps2. inveja da camila pitanga porque ela pega o wagner moura na novela das nove. no telefone com suzi, marcinha e joka. banho quente e a possibilidade de chorar debaixo do chuveiro sem que ninguém pergunte o que tá pegando. mais 3 livros comprados pelo submarino. compulsão total e companheiros ideais para noites de frio. ( tá, pode discordar. companheiro ideal para noite de frio é o cara da tua vida. sorte sua se ele tá roncando e babando no travesseiro ao lado). domingo dividido entre os substantivos concretos e abstratos e a história da grécia. estudar com meu filho me estressa ao cubo. bife acebolado e fogão engordurado. pudim de chocolate, roupa pra lavar, uniformes pra passar. shrek na televisão. adoro. amiga liga querendo ir pro show da ivete sangalo na praia de copacabana. pirou a coitada. diamante negro, shot e sonho de valsa em barrinhas. passo doble no faustão. empate no maracanã. folhado de maçã e coca-cola. johnny depp no fantástico. tentativa de comprar ingressos pro show do roberto carlos. coisas que a gente só faz pela mãe da gente. prefiro ir ao show do nando reis no sábado. quer ir comigo?

27 de maio de 2007

ontem meu filho falou em você na pracinha: lembra, mãe, quando... e eu lembrei daquele dia e de tantos mais. lembrei das areias do posto cinco e do calçadão de copacabana. dos sorvetes de pistache devorados na portaria do seu prédio. da esquina da miguel lemos com a aires saldanha. de você me esperando na porta da faculdade. dos filmes que vimos no cinema. das tardes no arpoador. das conversas fiadas e dos papos-cabeça. do tempo que seu cabelo se enrolava no meu e suas pernas se enroscavam nas minhas. das viagens que fazíamos sem sair do lugar. dos planos não realizados. dos momentos complicados onde eu tive sua mão pra segurar. da sua preferência por pepsi em contraponto a minha coca-cola. do gosto do primeiro beijo. de você naquela moto debaixo de um temporal buzinando na minha janela. dos sonhos sonhados em comum acordo. das cartas do tarot. dos telefonemas que duravam horas. do pink floyd, do styx, do marillion, do cazuza, do frejat e de uma certa música do kid abelha cantada no meu ouvido. então me dei conta que hoje não haverá bolo nem o último livro do tom clancy ou um dvd qualquer para te dar de presente. porque hoje só me restou te desejar, em pensamento, um feliz aniversário.

25 de maio de 2007


minuto a minuto
quis
um dia
todo azul
no teu dia
meu querer
quero crer
azulou
teu dia a dia
tudo
que podia

( Alice Ruiz )

24 de maio de 2007




Quando a gente conversa contando casos, besteiras

Tanta coisa em comum, deixando escapar segredos

E eu não sei que hora dizer, me dá um medo, que medo

É que eu preciso dizer que eu te amo, te ganhar ou perder sem engano

Eu preciso dizer que eu te amo, tanto
arrisco. organizo. escrevo. risco. rabisco. corrijo. reescrevo. apago. penso. leio. reflito. reviso. sublinho. amasso. recomeço. simplifico. pontuo. reformulo. releio. rasgo. desisto.

22 de maio de 2007

sabe quando pinta aquela vontade de dar uns gritos....

... falar um monte ....

e sair batendo porta?

pois é.

tá complicado fazer cara de paisagem enquanto malandro se dá bem.

21 de maio de 2007

nesse final de semana revi "antes do pôr-do-sol".



é sobre o amor.
é sobre o tempo.
é sobre a vida.


tocante, simples, belo, sincero.



* update pós - comentários: pra quem não viu é recomendável assistir primeiro " antes do amanhecer".

20 de maio de 2007


façamos de conta que não há hora para acordar, contas a pagar, trabalhos a entregar. façamos de conta que não há inveja nos olhos, tristeza nas costas, doença no corpo. façamos de conta que não há mágoa sentida, sonho frustrado, palavra engolida. façamos de conta que o bom senso não se abala, que o tempo não fecha, que o dinheiro não acaba. façamos de conta que o telefone não quebra, que a internet não cai, que a humanidade não faz guerra. façamos de conta que a fome não mata, que a vida não corre contra o relógio, que amores imperfeitos não existem. façamos de conta que não existe cara feia, que lágrimas são só de alegria, que verdades sempre são ditas. façamos de conta que o gás não acaba, que a água é limpa e que a luz que vem de dentro é a que realmente ilumina. façamos de conta que a cabeça não pira, que o carro não enguiça, que o medo não paralisa. façamos de conta que as asas são reais, os vôos perfeitos e as aterrisagens tranqüilas. façamos de conta que não há filas no balcão de empregos, balas perdidas, mortes no trânsito. façamos de conta que não existem fantasmas no sótão, esqueletos no armário, sujeira sob o tapete. façamos de conta que o coração não se parte, que os ossos não quebram, que a alma não sofre. façamos de conta que tudo é possível quando fazemos de conta...

18 de maio de 2007

* na quarta aconteceu a tal festa do dia das mães do colégio de bezerro caçula. vamos combinar que os R$45 foram bem pagos, porque me acabei no rodízio de crepes que inventaram. o tiozinho que fazia os crepes virou amiguinho e lá pelas tantas me mandou na lata: " você é a famosa magra de ruim".

* comprei um gravador de dvd. adoro brinquedinhos novos. passei a tarde copiando uns filminhos e joguinhos. e me poupe dos discursos politicamente corretos contra a pirataria. a grana que vou economizar parando de alugar os mesmos joguinhos de playstation é o que realmente me interessa.

* não costumo me lembrar dos meus sonhos, mas o da noite passada ficou registrado: eu andando de mãos dadas com o ted hughes pelo aterro do flamengo. enquanto ele declamava pessoa nos meus ouvidos num portunhol medonho, eu fazia cara de pouco caso, atracada com uma espiga de milho. nem freud explicaria isso...

* meu celular morreu. todos os telefones que realmente me interessam estavam na memória do falecido. me liga, tá?

* o mistério do remetente desconhecido foi desvendado. remetente colocou cartãozinho junto com o livro, mas o submarino marcou bobeira. remetente queria me mandar presentinho do dia das mães e por isso o cartão dizia mais ou menos isso: pra única mulher que poderia ter sido a mãe dos filhos que não tive.... uau! pode dizer: mônica, tu é burra pra cacete!

* recadinho direto a um certo coração: eu ando lendo, sim, o que você anda escrevendo. e, sinceramente, cada dia me convenço mais que suas palavras são apenas meras palavras. mesmo. e como sempre.

* quer uma dica de um blog legal? vai aqui: coisas da gaveta. o moço escreve umas coisas que vou te contar...

* e como não tenho nada melhor pra fazer vou ali comer chocolate...


bom finde procês!

17 de maio de 2007

quero uma estrada em linha reta. cansei de curvas perigosas e das lombadas. estou certa do destino que escolhi. os atalhos, as bifurcações, os caminhos alternativos, deixo pra você. sim, está dispensado de ser meu co-piloto. conduzimos ( a vida ) de formas distintas. você dirige com o pé no freio, eu piso no acelerador. juntos não chegamos nunca a lugar nenhum. a nossa direção é ( e sempre foi ) bem diferente: eu vou em frente, você vive de ré. então que cheguemos, cada um a sua maneira, ao nossos diferentes destinos. e se, por acaso, você me encontrar numa dessas paradas de beira de estrada, não me convide para um café nem me pergunte como vai a vida. apenas deseje-me boa viagem. de longe e em silêncio.

15 de maio de 2007


"depois de várias tempestades e naufrágios, o que fica em mim é cada vez mais essencial e verdadeiro."

"está ficando tarde e eu tenho medo de ter desaprendido o jeito. é muito difícil ficar adulto."

“a cada dia viver me esmaga com mais força”.

"tem muitas coisas que a gente vai deixando, vai deixando, vai deixando de ser e nem percebe. quando viu, babau, já não é mais".

"tenho tentado aprender a ser humilde. a engolir os nãos que a vida me enfia pela goela a baixo. a lamber o chão dos palácios. a me sentir desprezado-como-um-cão, e tudo bem, acordar, escovar os dentes, tomar um café e continuar."

14 de maio de 2007

desde sábado eu e amiga de fé, irmã camarada tentando desvendar o mistério do remetente desconhecido e continuamos na estaca zero:

- será que foi o Tiozinho?

- não. ele não compra nada pela internet. pensei no TDB.

- não, TDB te mandaria cartão meloso. e o Filé?

- também não. esse me daria um cd de reggae e não um livro.

- e o Professor?

- até poderia ser, se soubesse meu endereço.

- o Doidão nem pensar, né?

- de jeito nenhum. me mandaria uma garrafa de cachaça, nunca um livro.

- porra! será que não foi você mesma quem comprou e nem lembra?

- não fode! ainda não cheguei a esse ponto da esclerose.

- o tal Surfista gostosinho?

- tu acha que aquele ser que não consegue juntar 2 palavras me daria um livro de poesias? além do mais, ele não sabe nem meu nome, quanto mais meu sobrenome, sua besta!

- burrinho, mas é gostosinho. continuemos: uma amiga desligada ao extremo ou dura de pedra que não tivesse uns míseros trocadinhos pra pagar pelo cartão?

- desligada e dura que eu conheço só você.

- eu te daria o kama-sutra e não a chata da fernanda young.

aí o papo descambou prum lado totalmente desaconselhável para os mais pudicos e recatados....

a propósito: não foi você quem me mandou o livro????

13 de maio de 2007

toca o interfone. mônica, encomenda pra você na portaria principal. curiosa, desço pra pegar. caixa do submarino. dores do amor romântico de fernanda young. nada que identificasse o remetente. estranho, muito estranho. mas meu nome e endereço estavam ali. então é meu. dou uma lida nas primeiras poesias e deixo o livro num canto. pelo msn comento com marcinha sobre o presente surpresa e ela me pergunta se veio um marcador junto com o livro. não, não veio. pena. ali tem uma poesia que resume tudo. droga. fiquei sem essa. as horas passam e é chegada a hora de deitar. no silêncio da casa posso ler com calma. fernanda é do tipo "ame ou odeie". e eu, fã assumida, delicio-me com cada linha lida. chego na poesia dedicada a sylvia plath. e o marcador estava ali. o que já era estranho ficou mais estranho ainda: um remetente misterioso, o marcador não visto antes e logo em sylvia. lembro de marcinha e encontro votos de submissão:

"Caso você queira posso passar seu terno,
que você não usa por estar amarrotado.
Costuro as suas meias para o longo inverno...
Use capa de chuva, não quero ter você molhado.
Se de noite fizer aquele tão esperado frio
poderei cobrir-lhe com o meu corpo inteiro.
E verás como a minha pele de algodão macio,
agora quente, será fresca quando janeiro.
Nos meses de outono eu varro a sua varanda,
para deitarmos debaixo de todos os planetas.
O meu cheiro te acolherá com toques de lavanda
- Em mim há outras mulheres e algumas ninfetas -
Depois plantarei para ti margaridas da primavera
e aí no meu corpo somente você e leves vestidos,
para serem tirados pelo total desejo de quimera.
- Os meus desejos, irie ver nos teus olhos refletidos.
- Mas quando for a hora de me calar e ir embora
sei que, sofrendo, deixarei você longe de mim.
Não me envergonharia de pedir ao seu amor esmola,
mas não quero que o meu verão resseque o seu jardim.

(Nem vou deixar - mesmo querendo - nenhuma fotografia.
Só o frio, os planetas, as ninfetas e toda a minha poesia)

fecho o livro. é, nada acontece mesmo por acaso. só me resta pensar: obrigada, remetente desconhecido.

11 de maio de 2007

já que domingo é dia das mães....

Mimosa, Mumumu e Ju...
( presentes de três pessoas pra lá de especiais)

não são lindos os meus rebentos???

10 de maio de 2007

especialmente pra um idiota....

* meu atual livro de cabeceira....

9 de maio de 2007

Ana Carolina no Canecão

Datas: 19 a 22 de julho - quinta, 21:30h - sexta e sábado, 22h e domingo, 20:30h

Preços:
Setor A 160,00
Setor B 140,00
Frisa Central 160,00
Balcão Nobre 140,00
Mezanino 120,00
Pista 80,00
Camarote 320,00
Poltrona (Par) 90,00
Poltrona (Impar) 20,00

( detalhe: os ingressos estão mais caros do que os do Caetano Veloso que canta lá dias 25, 26 e 27 de maio)

7 de maio de 2007



tudo que queria era um abraço. e ela ganhou um: forte, apertado, cheio de carinho. ali, naquele momento, no meio daqueles braços, ela se deu conta do momento em que abriu mão daquilo tudo. por medo, por ingenuidade, por insegurança, por fraqueza, por puro preconceito.

ou por todas as opções anteriores.

6 de maio de 2007

* gente que se faz de santinho barroco de procissão me enjoa. não desce nem a base de dramin!

* leio que uma favela lá em sampa atrapalha a expansão de um aeroporto. vamos combinar que favela atrapalha qualquer coisa. não, eu não sou politicamente correta.

* festa na igreja aqui do favelão foi ao som de funk. as beatas se benzendo e a cachorrada se acabando. surreal!

* um perfeito protótipo de nada ambulante continua fuçando meu perfil no orCUt. deve estar tirando as calças pela cabeça depois que resolvi apagar os scraps. que se foda...


* o troço da minha orelha estourou ontem. adeus, orelha de dumbo!

* o mundo não é bão, sebastião.

* tentação rondando e eu resistindo bravamente. até quando, não sei....

* o enéas bateu as botas. já foi tarde. cara chato ducaralho.

* festa do dia das mâes no colégio do bezerro menor. 45 reais. pqp! e vou ganhar aqueles desenhos cheios de corações, o mesmo diploma do ano passado, um presentinho meia boca, aplaudir a dança desengonçada de sempre e lutar por um troço qualquer pra comer e beber. viva a maternidade!

* enquanto digito isso aqui, ex namoradinho de adolescência chama no msn. papo aranha devidamente descartado com um " desculpe, vou ali passar umas roupas. depois eu volto". tiro e queda.

* flamenguista é uma raça babaca mesmo. vide minha cunhada. nunca me dá um oi no orCUt. só porque a mulambada ganhou do meu time veio de graça nos scraps. mandei tomar no meio do olho do cu com todas as letras. mas não tem problema: cunhado nem é parente...

* e vem aí a versão brasileira de " desperate housewives". sônia braga, lucélia santos, isadora ribeiro e outros tipos toscos. dá licença que vou ali vomitar....

5 de maio de 2007

enquanto existir o bobo, malandro sobrevive!

pois é, zé...

4 de maio de 2007

Thinking Blogger Award


Obrigada, Janaina querida, por ter colocado meus Rabiscos na sua lista de blogs que te fazem pensar. Acho que foi mais por carinho e amizade do que por merecimento, mas tá valendo, viu?

Agora vem a parte complicada: escolher os 5 que me fazem pensar... vamos lá então:

* Vida no rascunho , da Clara

* Quero dizer que... , da Tatinha

* Pérolas da rainha , da Albinha

* Jus indignatus , do Ricardo

* Namastê , da Alê

3 de maio de 2007


não posso fazer pelo outro

não posso querer pelo outro

não posso pensar pelo outro



será que se eu repetir isso mil vezes por dia me livro de um peso que definitivamente não é meu?

2 de maio de 2007



e aí que surgiu um troço atrás da minha orelha que tá me fazendo parecer esse moço aí ao lado.

pergunta se eu vi a cor da rua no feriadão por conta disso???

óficórsi que não!

então assisti dvds, devorei 2 bolos de banana, comecei a ler " toda mulher é meio leila diniz", arrumei minhas gavetas, baixei música, pintei meu cabelo, planejei o orçamento de maio, limpei a geladeira, fiz gelatina, cortei as unhas das crianças, lavei tênis, fiz supermercado pela internet, mandei o tapete da sala pra tinturaria, organizei meus cds e meus livros ( dei por falta de alguns...), troquei as fotos do quadro do meu quarto, vi meu time dar mole pro flamengo, quase enlouqueci com o entra e sai de criança aqui em casa, joguei paciência no computador, matei saudade de amigo pelo telefone, varri a casa, limpei banheiro, tirei cortina pra lavar, fumei muito, bebi coca-cola na mesma proporção, visitei alguns blogs, apartei briga de filho, dei gritos histéricos por conta disso, comi pipoca, ri com uma galera pelo msn, soube que vou ganhar presente, amaldiçoei todo e qualquer feriado prolongado, coloquei muito saco de água quente na orelha, agradeci por hoje ser dia útil...


1 de maio de 2007

vontades..... mergulhar, deitar numa rede e ler meus livros sossegada, ouvir músicas novas, dormir 12 horas seguidas, pegar uns 5 filmes de uma vez só e conseguir vê-los , fazer uma nova tatuagem, andar na praia, ir ao cinema acompanhada somente por um sacão de pipoca, caminhar no jardim botânico, cortar o cabelo, jogar conversa fora, fazer as unhas, ser eu mesma.